"O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO, MAS O ESPÍRITO ABATIDO FAZ SECAR OS OSSOS. Pv:17.22;

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

GRIPE H1 N1

O que é a Gripe A (H1 N1)? È uma doença respiratória aguda, gripe causada pelo vírus Influenza A (H1N1).

Como é transmitida? È transmitida da mesma forma que a gripe comum, de pessoa a pessoa, principalmente pela tosse ou espirro e pelo contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Quais os sintomas? Febre alta repentina, maior que 38ºC e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações ou dificuldade respiratória. Esses sintomas surgem em até 10 dias após a pessoa ter contato próximo com um caso suspeito ou confirmado de infecção por Influenza A (H1N1).

O que fazer quando os sintomas se apresentarem? Você deve procurar logo uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

Há uma vacina para proteger a população? Sim. Vacina contra o vírus da Influenza A (H1N1).

Há tratamento para gripe A (H1N1) no Brasil? Sim. Há um medicamento antiviral específico. O remédio deve ser tomado até 48h a partir do início dos sintomas e apenas em casos graves. O Hospital Osvaldo Cruz é referência no Recife.

Como se previne a Gripe A? Sempre que tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com um lenço de papel e descarte-o e depois lavar bem as mãos e em seguida lavar o rosto, lavar bem as mãos antes de comer qualquer coisa, não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Ingerir sucos que contenham vitamina C diariamente.

Devo me automedicar com suspeita da gripe A? Ninguém deve tomar medicamento sem prescrição médica, a automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico, causar resistência ao vírus e pode agravar a Gripe A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.