"O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO, MAS O ESPÍRITO ABATIDO FAZ SECAR OS OSSOS. Pv:17.22;

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

HEMORRAGIAS

O que é hemorragia? É a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo – veia ou artéria. Toda hemorragia deve ser controlada imediatamente. A hemorragia abundante e não controlada pode causar a morte em poucos minutos.
Qual o primeiro procedimento para socorrer uma vítima com hemorragia? Chamar uma unidade móvel de emergência 192 e iniciar o procedimento para estancar a hemorragia.
O que devo fazer para estancar a hemorragia? Use uma compressa limpa e seca – de gaze, pano ou lenço; Coloque a compressa sobre o ferimento; Pressione com firmeza; Use atadura, uma tira de pano, gravata ou outro recurso que tenha à mão para amarrar bem firme no lugar; Caso não disponha de uma compressa, feche a ferida com o dedo ou comprima com a mão, evitando uma hemorragia abundante;
Quais são os pontos de pressão para estancar uma hemorragia? Calque fortemente, com o dedo ou com a mão, de encontro ao osso, nos pontos onde a veia ou artéria são mais fáceis de encontrar. Esses pontos são fáceis de decorar, desde que você os observe.
Quais são os procedimentos além dos pontos de pressão? Se o ferimento for nos braços ou nas pernas, sem fratura, a hemorragia será controlada mais facilmente levantando-se a parte ferida; Se o ferimento for na perna – dobre o joelho; Se o ferimento for no antebraço – dobre o cotovelo, mas sempre tendo o cuidado de colocar por dentro da parte dobrada, bem junto da articulação, um chumaço de pano, algodão ou papel.

Suspeita de hemorragia interna: A hemorragia é resultado de um ferimento profundo com lesão de órgãos internos: O sangue não aparece. A vítima apresenta: pulso fraco, pele fria, suores abundantes, palidez interna e mucosas descoradas, sede, tonturas, podendo estar inconsciente (estado de choque). 1º Mantenha o paciente deitado – a cabeça mais baixa que o corpo – exceto quando haja suspeita de fratura do crânio ou de derrame cerebral, quando a cabeça deve ser mantida levantada. 2º Aplique compressas frias ou saco de gelo no ponto em que a vítima foi atingida, possível local de hemorragia. 3º trate como se fosse um caso de estado de choque. 4º procure o médico imediatamente.
Hemorragia nasal: 1º Ponha o paciente sentado, com a cabeça voltada para trás e aperte-lhe a(s) narina(s) durante cinco minutos. 2º Caso a hemorragia não ceda, coloque um tampão de gaze por dentro na narina e um pano ou toalha fria sobre o nariz; se possível, use um saco de gelo. 3º Procure um médico imediatamente e principalmente se a hemorragia continuar.
Hemorragia dos pulmões: (Hemoptise). Após um acesso de tosse o sangue sai pela boca em golfadas e é vermelho rutilante. 1º Coloque o paciente em repouso no leito com a cabeça mais baixa que o corpo. 2º não o deixe falar, mantendo-o calmo. 3º procure o médico imediatamente.
Hemorragia do estômago: (Hematêmese). O paciente geralmente apresenta, antes da perda de sangue. – enjôo – náusea. Ao vomitar vem sangue como se fora borra de café. 1º Coloque o paciente deitado sem travesseiro. 2º não lhe dê nada pela boca. 3º Aplique saco de gelo ou compressas frias sobre o estômago. 4º o atendimento por médico é indispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.