"O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO, MAS O ESPÍRITO ABATIDO FAZ SECAR OS OSSOS. Pv:17.22;

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

QUEIMADURAS

(1). O que é queimadura? Toda e qualquer lesão decorrente da ação do calor sobre o organismo é uma queimadura.
(2) Como se classificam os graus de queimaduras? 1º grau – lesão das camadas superiores da pele, vermelhidão, dor local suportável, não há formação de bolhas. 2º grau – lesão nas camadas mais profundas da pele, formação de bolhas e flictenas (bolhas maiores), desprendimento de camadas da pele, dor e ardência locais de intensidade variável. 3º grau – lesão de todas as camadas da pele, comprometimento de tecidos mais profundos até o osso.
(3). Quais as principais medidas de primeiros socorros? Prevenir o estado de choque, controlar a dor, evitar a contaminação.
(4). Primeiros socorros em caso de queimaduras térmicas (líquidos quentes, fogo, vapor, raios solares, etc.)? Utilize água corrente no local da queimadura, deite a vítima, coloque a cabeça e o tórax da vítima em plano inferior ao resto do corpo, se a vítima estiver consciente dê-lhe bastante líquido para beber, nunca bebida alcoólica, se possível, dê-lhe medicação contra a dor, coloque um pano limpo sobre a superfície queimada, procure recursos médicos urgentemente,
(5). Primeiros socorros em queimaduras por Agentes Químicos? Lave a área atingida com bastante água, aplique jato de água enquanto retira as roupas da vítima, proceda como nas queimaduras térmicas prevenindo o choque e a dor, não aplique nenhuma substância sob a queimadura, não retire corpos estranhos nas queimaduras, não fure as bolhas existentes, não toque com as mãos a área queimada.
(6). Primeiros socorros nas pequenas queimaduras térmicas? Lave com água a pequena área queimada, ponha sobre a queimadura gaze com bicarbonato de sódio enfaixando frouxamente, não fure as bolhas.
(7). Primeiros socorros nas queimaduras nos olhos? Podem ser produzidas por substâncias irritantes – ácidos, álcalis, água quente, vapor, cinzas quentes, pó explosivo, metal fundido, chama direta – lavar os olhos com água corrente ou soro fisiológico durante vários minutos, vendar os olhos atingidos com gaze ou pano limpo, levar ao médico imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.