"O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO, MAS O ESPÍRITO ABATIDO FAZ SECAR OS OSSOS. Pv:17.22;

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

RECOMENDAÇÕES PARA CONTROLE ALIMENTAR DOS DIABÉTICOS

1. Consuma leite e iogurtes do tipo desnatado, diet, 0% de gordura ou leite de soja;

2. Consuma carnes sem gordura, sem peles, dando preferência as cozidas, grelhadas, ao forno (não as consumam fritas);

3. Consuma no seu dia a dia soja e produtos derivados da soja;

4. Consuma arroz, integral se preferir, no lugar de macarrão e quando consumi-lo não usar molhos gordurosos;

5. Prefira queijos brancos, do tipo coalho, ricota;

6. Prefira óleo de origem vegetal como canola ou oliva. Para salada, azeite extra virgem;

7. Consuma vegetais e frutas frescas, sempre que puder com as cascas;

8. Não consuma as seguintes frutas ao mesmo tempo: melancia, banana e mamão, e nem as consuma isoladamente, misture-as com aveia, farelo ou germe de trigo, bolachas integrais ou queijo branco;

9. Utilize adoçante no lugar do açúcar refinado, exceto os feitos com frutose e glucose;

10. Evite produtos que contenham açúcar refinado, como refrigerantes, bolos, pudins, cremes, sorvetes, chocolates, etc.

11. dar preferência à aveia para o preparo das papas, evitando maisena e cremogema;

12. Utilize pães do tipo centeio, integral, de aveia, de fibras ou 7 grãos, bem como torradas e bolachas integrais;

13. Evite farinhas refinadas como as de mandioca, prefira a farinha de aveia;

14. Utilize no seu dia a dia fibra e ou germe de trigo;

15. Utilizar produtos que sejam diets (sem açúcar) em sua dieta, caso seja necessário;

16. Faça de 5 a 6 refeições diária (3 principais e 3 pequenos lanches ou 3 em 3 horas);

17. Não passe mais que 3 horas sem se alimentar;

18. Consuma frutas, evitando apenas o excesso de uvas, mangas, carambolas, pinhas e jaca;

19. Consuma verduras, evitando excessos de beterraba e cenouras cozidas, batata inglesa e doce;

20. Faça atividade física regularmente (ajuda a queimar a glicose);

21. Não fume, (dificulta a circulação), nem ingira bebidas alcoólicas (excesso de calorias);

22. Tome seus medicamentos conforme prescrição médica;

23. Consulte o seu nutricionista para individualizar sua programação alimentar respeitando suas características pessoais e suas reais necessidades nutricionais;

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