"O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO, MAS O ESPÍRITO ABATIDO FAZ SECAR OS OSSOS. Pv:17.22;

quinta-feira, 10 de março de 2011

DOE LEITE MATERNO

O leite materno é muito importante para todos os recém-nascidos. Ele alimenta e protege o bebê contra diarréia, infecções respiratórias, diabete, alergias. Mas há mães que não podem amamentar. Para estas situações foram criados os bancos de leite humano, que recebem, pasteurizam e distribuem leite para as crianças que necessitam. A produção do leite depende do esvaziamento da mama, e quanto mais a mulher esvazia as mamas, mais leite ela será capaz de produzir. Todos leite doado será analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de sua distribuição. Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente.
Quem pode doar leite humano? Toda mulher saudável com excesso de leite e que não use medicamentos que impeçam a doação. Para isso, é só procurar o banco de leite mais próximo de sua casa e se informar sobre como fazer a doação. O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.
O que fazer para a doação? (1). Preparo do frasco para guardar o leite: (A). Lave um frasco de vidro com tampa de plástico (tipo maionese), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa. (B). Coloque o frasco e a tampa em uma panela cobrindo-os com água. (C). Ferva por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura. (D). Escorra sobre um pano limpo até secar. (E). Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa. (F). O ideal é deixar vários frascos preparados. (2). Higiene pessoal antes de iniciar a coleta: (A). Prenda os cabelos ou coloque uma touca. (B). Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão. (C). Lave as mamas apenas com água. (D). Seque as mãos e as mamas com toalha limpa. (3). Local adequado para retirar o leite: (A). Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo. (B). Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa. (C). Evite conversar durante a retirada do leite.
Qual a forma correta para fazer a retirada do leite (ordenha)? (A). Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo. (B). Coloque o polegar acima da linha onde acaba aréola. (C). Coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola. (D). Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo. (E). Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite. (F). Despreze os primeiros jatos ou gotas. (G). Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima. (H). Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola. (I). Após terminar a coleta, feche bem o frasco.
Como guardar o leite coletado? (A). Anote na tampa do frasco a data em que iniciou a coleta do leite. (B). Guarde imediatamente o frasco no congelador da geladeira ou freezer por até 15 dias. (C). Se o frasco não ficou totalmente cheio, você pode completá-lo em outro momento. (D). Para completar o volume de leite no frasco, sob congelamento, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos e escorra sobre um pano limpo até secar. (E). Coloque o leite recém-ordenhado sobre o que já estava congelado até faltarem dois dedos para encher o frasco. (F). Guardar imediatamente o frasco no freezer ou no congelador. (G). O frasco com leite congelado deve ser transportado para o banco de leite humano antes de completar 15 dias da data da primeira coleta.
Como conservar o leite coletado? Na geladeira: leite cru – até 12 horas. Leite pasteurizado degelado – até 24 horas. No freezer: Leite cru – até 15 dias. Leite pasteurizado – até 6 meses.
Mais informações? Procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa ou acesse o site: www.redeblh.fiocruz.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.