"O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO, MAS O ESPÍRITO ABATIDO FAZ SECAR OS OSSOS. Pv:17.22;

quarta-feira, 2 de março de 2011

PARADA RESPIRATÓRIA

Uma pessoa cuja respiração parou morrerá caso a mesma não seja imediatamente restabelecida. Sinais graves: * observe o peito da vítima: se não se mexer, houve parada dos movimentos respiratórios. * os lábios, línguas e unhas ficam azuladas (cianose). Aplique respiração de socorro sem demora.

Causas de uma parada da respiração:
Gases venenosos, vapores químicos ou falta de oxigênio: * remova a vítima para um local arejado e não contaminado. * inicie a respiração de socorro.
Afogamento: * retire rapidamente a vítima da água. * Se necessário comprima o tórax para expulsar a água dos pulmões. * inicie a respiração o mais rápido possível. * agasalhe a vítima para evitar hipotermia.
Sufocamento por saco plástico: * rasgue ou retire o saco plástico. * inicie imediatamente a respiração.
Choque elétrico: * não toque na vítima até que ela esteja separada da corrente ou esteja interrompida. * não tente retirar uma pessoa presa a um cabo elétrico exposto ao tempo a menos que você tenha sido especialmente treinado para este tipo de salvamento. Entretanto, lembre-se que cada segundo de contato com a eletricidade diminui a possibilidade de sobrevivência da vítima de choque elétrico. * se você souber desligue a tomada ou a chave geral da corrente elétrica. Se não souber, chame imediatamente quem entenda do assunto ou então use uma vara ou ramo seco, uma corda seca ou um pano seco para afastar ou empurrar o fio da vítima. Toque apenas em material seco não condutor de eletricidade. * Verifique se as vias aérias estão desobstruídas, verifique se houve parada cardíaca, se não, inicie a respiração.
Abalos violentos resultantes de explosão ou pancada na cabeça ou no abdômen: * inicie imediatamente a respiração.
Soterramento: * inicie a respiração. * ao mesmo tempo procure liberar o tórax da vítima. * faça o possível para evitar novos desmoronamentos.

Respiração de Socorro:
(A) Afrouxe as roupas da vítima, principalmente em volta do pescoço, peito e cintura.
(B) Verifique se há qualquer coisa ou objeto obstruindo a boca ou a garganta da vítima.
(C) Inicie a respiração de socorro tão logo tenha a vítima sido colocada na posição correta, cada segundo é precioso.
(D) Ritmo de 15 respirações por minuto.
(E) Mesmo a vítima haver voltado a respirar livremente, esteja pronto para iniciar tudo outra vez.
(F) Procure um médico imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.