"O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO, MAS O ESPÍRITO ABATIDO FAZ SECAR OS OSSOS. Pv:17.22;

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

DIETA PARA CONTROLAR A PRESSÃO ARTERIAL

(1). Aumentar a ingestão de potássio como: Feijão, ervilha (sem ser em conserva), vegetais de cor verde escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, tomate, batata inglesa, laranja, maçã, mamão, abacaxi, pimentão, goiaba, carambola, repolho, cará, abobora.
(2). Preparar todos os alimentos com pouco ou sem nenhum sal. Mude o hábito de levar o sal à mesa.
(3). Tempere sua comida com cebola, alho, limão, vinagre e ervas. Cuidado com o teor de sódio nos temperos industrializados.
(4). Faça exercícios moderados regularmente para diminuir o estresse e melhorar a circulação e respiração,
(5). Dê preferência às carnes magras, vermelhas ou brancas, Dê preferência a peixes que contenham ômega3 (sardinha, tainha, etc)
(6). Procurar trocar o pão salgado por bolachas sem sal, evitar salgadinhos, coxinhas, enroladinhos,
(7). Consumir verduras, legumes, frutas, sucos, chás, diariamente, o suco de limão é um purificador do sangue.
(8). Preparar os alimentos grelhados, assados, refogados ou ensopados e sempre com pouco óleo, evitando frituras ao máximo.
(9). Preparar os alimentos com pouco óleo (soja, girassol, canola, etc), evitando manteigas e banhas, preferir azeite de oliva, côco.
(10). O uso de leite e derivados é permitido, desde que o queijo seja sem sal (queijo branco tipo ricota).
(11). Diminuir ou, de preferência eliminar o uso de bebidas alcoólicas e eliminar o cigarro, a nicotina resseca os vasos sanguíneos.
(12). Evitar o excesso de café, chá preto, refrigerante de cola, Cuidado com os refrigerantes zero açúcar, e o sódio será que é zero?
(13). O chá de cevada é diurético e ajuda a eliminar o excesso de sal do corpo (tomar com moderação).
(14). O chá de alho e o de chuchu ajudam no tratamento medicamentoso, para controle da pressão auxiliando a mantê-la em níveis mais baixos ou até normais, mais não exagere nas quantidades, quando tomar o chá de alho, não tome o de chuchu e vice-versa, consulte seu nutricionista para programar seu controle. Não tome nem deixe de tomar medicamento sem prescrição médica.
(15). Evite: sal refinado; alimentos industrializados; embutidos (salsicha, salame, mortadela, lingüiça, etc.); conservas como picles, azeitonas, palmito, maioneses; enlatados como extrato de tomate, milho e ervilhas, molho inglês e de soja; temperos e sopas prontas e caldos concentrados; salgadinhos; bolachas salgadas, margarina e manteiga com sal; queijos amarelos e muito salgados;
(16). Consulte seu nutricionista para individualizar sua programação alimentar, e suas reais necessidades nutricionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.